segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dicas e sites para melhorar o inglês


Agora nós podemos aprender inglês de verdade!
Dicas e sites para melhorar o inglês

Tecnologia facilitou muito o aprendizado de idiomas. Agora, não há desculpas. Confira seleção de páginas que disponibilizam exercícios, palestras e cursos

A falta de domínio do inglês, sabemos, ainda é um entrave para muitos brasileiros que desejam estudar fora — seja para fazer graduação, pós ou cursos de especialização. Se este é o seu caso, você está no lugar certo. Mas, se espera encontrar alguma receita milagrosa para aprender o idioma, é melhor interromper a leitura aqui para não se decepcionar.
“Infelizmente, não existe mágica e manter-se motivado para aprender outro idioma é algo muito difícil”, afirma Vinicius Teixeira, que trabalhou como professor de inglês no Brasil e hoje cursa o mestrado na Universidade Concordia, em Montreal, Canadá. Difícil, mas não impossível:  Vinicius mesmo é um exemplo, já que, além de ser fluente no inglês, fala espanhol e francês.
 Tente ver, ouvir e ler coisas que gosta no idioma que está estudando

“Sei bem o quanto pode ser frustrante adquirir fluência em outra língua. Por isso, o meu conselho é direto: tente ver, ouvir e ler coisas que gosta no idioma que está estudando”, orienta. Veja a seguir algumas dicas para melhorar o inglês antes de partir:
Filme e séries
Assistir a filmes é sempre uma ótima maneira de treinar idiomas. Além de melhorarem o listening, ampliam o vocabulário. “Quem está em um nível intermediário, pode começar assistindo a filmes com legendas em inglês e depois tentar tirá-las”, afirma Ana Virginia, da Virginia Center School, que é especializada na preparação de alunos para o Test of English as a Foreign Language (TOEFL).
Ainda mais eficientes que os filmes — e na maioria das vezes mais divertidos — são os seriados. “Como envolvem sempre o mesmo contexto e pessoas, fica mais fácil do aluno aprender”, considera.
Livros
Livros também são boas ferramentas de estudo. Aqui, a dica de Ana Virginia é optar por um mesmo autor para se familiarizar com o estilo textual e o vocabulário adotados por ele. Assim, o aprendizado deve fluir mais facilmente.
Palestras e cursos
A  tecnologia facilitou absurdamente o aprendizado de idiomas. Na rede, sobram sites destinados a este fim. O Estudar Fora, com o auxilio de Vinicius e Ana Virginia, selecionou alguns para você:
Página do Consulado Britânico
Reúne milhares de vídeos e exercícios divididos nas seguintes seções: Listen & Watch, Grammar & Vocabulary, Fun & Games, Business & Work e Writting. Traz também uma página com orientações para quem vai prestar o International English Language Testing System (IELTS)Acesse aqui 
Página da BBC
O site da emissora britânica também é farto de informações para os interessados em aprender inglês: há vídeos, podcasts e textos que ajudam a treinar gramática, vocabulário e pronúncia. Acesse aqui
The Open UniversityA The Open University — universidade de ensino a distância, fundada e mantida pelo governo do Reino Unido — disponibiliza cursos de inglês online e gratuitos, além de palestras de temas das áreas de ciências exatas, naturais e sociais, artes, psicologia e direito. É a oportunidade de treinar o idioma e ao mesmo tempo aprender mais sobre sua disciplina de interesse. Acesse aqui
CourseraOferece mais de 400 cursos online (alguns dão a possibilidade de obter certificado) de instituições de ensino como Stanford, Princeton, Duke e Northwestern, entre outras.Acesse aqui 
edX
Similar ao Coursera, a edX é uma organização sem fins lucrativos criada por Harvard e MIT, que disponibiliza cursos online gratuitos das duas instituições, além de outras universidades de ponta, como Berkeley e Georgetown. Acesse aqui
TEDOutra sugestão para aperfeiçoar o inglês é assistir às palestras do TED. Os temas são os mais variados possíveis: literatura, amor, produtividade, engenharia, energia, media e sustentabilidade, entre muitos outros. “Recomendo que quem vai realizar um curso específico fora (marketing digital, economia ou design, por exemplo) assista a palestras do assunto antes de ir. Assim, ao chegar à universidade, você já conhecerá alguns termos técnicos da área”, sugere Ana Virginia. Acesse aqui
Você Aprende Agora
Voltado a quem está começando a estudar inglês e tem pouca (ou nenhuma) familiaridade com o idioma, o site disponibiliza aulas que ensinam como se apresentar, contar, pedir informações na rua e comida em um restaurante. O projeto é de Felipe Adib, um dos vencedores do Prêmio Jovens Inspiradores  2012, promovido por VEJA.com e a Fundação Estudar. Acesse aqui
English as a Second Language
Para quem quer treinar listening, outra sugestão é o site eslpod.com, que disponibiliza centenas de podcasts sobre os mais variados assuntos, desde como falar sobre pessoas atraentes até pedir demissão do trabalho ou ir ao zoológico. É possível assinar o serviço para receber os áudios diretamente no seu e-mail. Acesse aqui
Aplicativos e redes sociais
Os aplicativos não poderiam ficar de fora da lista. Com os smartphones, não desculpa: é possível estudar em qualquer tempo livre e de qualquer lugar. Acesse AQUI uma lista do Estudar Fora com cinco apps para praticar inglês pelo seu celular.
Por Lecticia Maggi

5 aplicativos para te ajudar a melhorar o inglês

5 aplicativos para te ajudar a melhorar o inglês

Conheça cinco apps gratuitos que vão te ajudar a aprender gramática, ganhar vocabulário e melhorar a sua pronúncia


O inglês é a principal ferramenta de comunicação internacional. Falado por cerca de 1,8 bilhão de pessoas, o idioma é essencial para aqueles que desejam Estudar Fora. E é justamente nele que se encontram um dos principais entraves para que mais e mais brasileiros consigam estudar no exterior. Segundo o Índice de Proficiência em Inglês, calculado pela Education First (EF), o Brasil ocupa da 38º posição, sendo considerado um país de baixa proficiência.
Se você sonha em estudar no exterior, falar bem inglês será um fator importante na sua candidatura à uma universidade fora. Para te ajudar com isso, separamos cinco aplicativos gratuitos que vão te ajudar no aprendizado do idioma. Estes aplicativos são ótimas ferramentas para aprender gramática, ganhar vocabulário e melhorar a sua pronúncia. Confira:
1) Duolingo 
Utilizando uma metodologia de ensino baseada em games, o Duolingo possui versões para Android e iOS. O aplicativo possui uma incubadora de idiomas, em que os usuários podem sugerir e  criar cursos com novas línguas. A plataforma é totalmente gratuita para os usuários. Além do inglês, é possível também aprender francês, espanhol, português, alemão e italiano.
Como funciona? A plataforma funciona como um grande jogo, em que o usuário acumula pontos e sobe no ranking a medida que vai completando suas tarefas.
Onde baixar? www.duolingo.com
2) LinguaLeo 
Também baseado na ideia de jogos como metodologia de ensino, o LinguaLeo possui uma interface lúdica e interativa para o ensino de inglês. Com versões para Android, iOS e WinPhone, o aplicativo tem uma seção multimídia com mais de 250.000 itens, como vídeos, arquivos de áudio e  de textos, que são criados e compartilhados pelos próprios usuários. Há também cursos especiais para viajantes, sobre negócios, para o ENEM e vestibulares e preparatório para o IELTS. Boa parte das funções são gratuitas. Os recursos pagos possuem preços acessíveis, que vão de R$6,90 a R$54,90.
Como funciona? No aplicativo você encontra treinos de memorização, compreensão oral, construção de frases, além de conversação em tempo real com outros usuários ao redor do mundo. Também é possível criar um dicionário pessoal com glossários, caderno de frases e grupos de palavras para aumento do vocabulário.
Onde baixar? www.lingualeo.com
3) Bussu
O Bussu funciona de forma colaborativa e abrange cursos em 12 idiomas diferentes, entre eles o inglês. Nele, os usuários fazem parte de uma comunidade online e enviam para os demais usuários seus exercícios para correção.
Como funciona? O aplicativo disponibiliza gratuitamente as funções para aprendizado de vocabulário, exercícios de leitura e escrita e testes interativos. Já para ter acesso ao certificado oficial de conclusão do curso e ter acesso às unidades gramaticais é necessário pagar.
Onde baixar? www.busuu.com
4) Livemocha 
O Livemocha funciona como uma plataforma colaborativa para treinar diversos idiomas. Nela, você pode tanto ensinar quanto aprender uma língua. A metodologia de ensino do aplicativo foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Estudos Aplicados em Segunda Língua da Universidade de Oregon.
Como funciona? Além de aprender por meio dos exercícios nos cursos, os usuários tem acesso à uma comunidade em que podem trocar exercícios e correções entre nativos dos idiomas.
Onde baixar? www.livemocha.com
5) Babbel 
Gratuito, o aplicativo disponibiliza ao usuário a consulta ao vocabulário em diversas situações cotidianas. Além do  inglês, o Babbel abrange os idiomas alemão, francês, italiano, espanhol, turco, polonês, holandês, indonésio, sueco, dinamarquês e norueguês. O aplicativo, com 17 milhões de usuários, só possui versão disponível para iOS (para iPhones).
Como funciona? O Babbel disponibiliza lições sobre gramática, exercícios de redação e compreensão oral, vocabulário, além de cursos temáticos. O site também possui um sistema de reconhecimento de voz , no qual você poderá treinar a sua pronúncia.
Onde baixar? www.babbel.com
Espero que gostem meninas!
Bjss

Nenhum comentário:

Postar um comentário