quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PLANEJAMENTO

Olá meninas (os)




Esse é o segundo post da série  Sonhos, planejamento,  metas e objetivos, explicando o que é cada um deles e como fazer pra dar certo que será postado uma vez por semana aqui no blog. Vou usar como exemplo o meu planejamento, sonhos, metas e objetivos, no post anterior eu falei sobre meus SONHOS de 2015 você pode conferir pra ter uma base. Vamos começar com o planejamento que é a base de tudo para dar certo, pois se você não sabe qual caminho seguir qualquer caminho serve.

Planejamento



Planejamento é a arte de organizar ideias, sonhos, traçar metas, caminhos para se chegar a realização de um determinado objetivo.  podemos usar como exemplo uma viagem; primeiro sonhamos com a viagem o local (parte geográfica localizada no mapa) aonde queremos ir. Quantos dias? Quanto custa as passagens ida e volta, estadia e custo total de todas as despesas? Qual idioma é usado? quais são os costumes, a cultura do lugar? Aonde vão se hospedar? O que levar na viagem? Fazer as malas, Providenciar passaporte, vistos, renovação de visto, vacinas se necessário,  Tomar todas as medidas necessárias no seu país de origem e não esquecer da selfie rsrsrrsr...ufaaa!



créditos: imagem Google image

Planejando seus sonhos e objetivos

Quero deixar aqui um exemplo de planejamento que vocês podem seguir se quiserem, é bem simples eu gosto muito de usar imagens para fixar planos e objetivos na mente e poder visualizar todos os dias os meus sonhos, o planejamento, a metas a seguir e os objetivos a serem alcançados. Funciona muito pra mim dessa maneira! Coloco na porta do meu quarto em frente a minha cama, quando acordo dou de cara com os objetivos, assim posso mentalizar cada um deles e ficando sempre atenta para as oportunidades ou o universo me trás aquilo que preciso sempre. E isso me incentiva á ir atrás daquilo que quero e me propus a fazer.



Este é um exemplo de planejamento estratégico empresarial,mas que também pode ser adaptado á um planejamento geral da nossa vida.


Esse outro modelo é de um planejamento pessoal coloquei três itens dos quais quero trabalhar este ano para alcançar e desfrutar com exito dos meus esforços e empenho para a realização desses sonhos.

E essa é a matriz SWOT ou FOFA que também pode ser usada para planejamento pessoal além do profissional ou empresarial. Vamos aprender como se faz.

Créditos: Wikipédia

Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Como fazer


Para fazer a análise você deve pegar uma folha dividi la como na imagem acima e e distribuir os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças do seu objetivo a ser alcançado. Faça isso com todos os seus objetivos, análise e a partir dai trace estratégias e metas para conquistar os seus objetivos. 
No próximo post falaremos sobre METAS como traçar e seguir rumo aos objetivos, acompanhe!

Espero que tenham gostado do post até o próximo!

Beijos da Kika




Nenhum comentário:

Postar um comentário